O desperdício de alimentos custa caro ao Brasil. Mas saiba que mudando alguns hábitos, é possível virar esse jogo.
Uma maneira de minimizar as perdas de comida é criar receitas que reaproveitem os alimentos.
Entenda que o consumo consciente é uma responsabilidade social.
Conheça algumas dicas simples de reduzir o desperdício de comida:
- Por exemplo, ao invés de jogar fora os talos e as cascas de legumes e verduras, você pode usá-los em uma torta, arroz ou bolo.
- Outra coisa é adquirir seus alimentos, direto com o produtor, assim você consumirá alimentos mais frescos e ainda vai economizar!
- Saiba que guardar os alimentos em recipientes adequados também reduz o desperdício de comida.
- A higienização assertiva, também é outra solução para evitar jogar fora toda a comida que você consome.
Os custos reais da perda de alimentos
Em termos globais, estima-se que 750 bilhões de dólares por ano (isso a preço de produtores, a preço de varejo o valor pode corresponder a 1 trilhão de dólares) são jogados fora em forma de comida.
Isso porque, 30% da comida colhida acabam sendo desperdiçados devido à má manipulação, transporte inadequado, entre outras dezenas de razões, que existem para se jogar fora, os alimentos que julgamos não estarem aptos para consumo.
Além disso, esse desperdício de alimentos provoca a emissão de gases do efeito estufa, entre outros danos relacionados à mudança climática. Ou seja, os custos reais da perda de alimentos, estão diretamente ligados, aos danos causados ao meio ambiente!
Não podemos nos esquecer de toda a água usada para irrigação desses alimentos, e das florestas que são desmatadas, causando a erosão do solo.
Sem contar os custos com aqueles alimentos que não oferecem nutrientes para a humanidade. Isso inclui todo o impacto causado por pesticidas à saúde humana.
Mas tudo isso, com base nos impactos do desperdício de alimentos que podem ser quantificados, existem centenas de outros malefícios que não se pode calcular.
É importante ter consciência de que a redução de desperdício proporciona benefícios tanto no aspecto social, ambiental e econômico.
Consumo consciente
Você não precisa eliminar nada da sua alimentação para viver um consumo consciente.
Basta equilibrar sua alimentação, tornando-a o mais natural possível!
Podemos valorizar tudo o que existe na Terra, simplesmente com uma base em grãos, por exemplo.
O ideal é comer de uma forma saudável, isso é qualidade de vida e isso faz toda a diferença na hora de cozinhar de maneira sustentável!
Procure alinhar seus hábitos aos hábitos das demais pessoas que convivem com você.
Também é importante passar adiante todo o conhecimento e informação adquiridos, para seus amigos e familiares.
Lembre-se que as crianças são a porta de entrada para o futuro e educá-las também é nosso trabalho!
Existem receitas simples que motivam as crianças a serem suas próprias cozinheiras, além do fato, de que cozinhar é uma excelente forma de terapia e aproximação.
Use em seu favor as diversas possibilidades do consumo consciente e sustentável.
É claro que isso não vale apenas para a comida, mas a alimentação é uma ótima maneira de iniciar esse projeto de vida que propõe uma mudança social!
Acompanhe A Cozinha do Freitas e fique ligado em tudo o que acontece no mundo da Gastronomia e da Culinária Sustentável!
3 comentários em “Cozinhar de maneira sustentável: como reduzir o desperdício de alimentos”