Descubra os benefícios da cozinha-terapia

arabic-biryani-cuisine-1161468.jpg

Faça da culinária um momento terapêutico, garantindo o equilíbrio emocional através da sua criatividade.

Para muitos de nós, o hábito de cozinhar diariamente acaba se tornando um fardo, afinal, por vezes não cozinhamos por amor, mas sim por obrigações do cotidiano, como alimentar os filhos ou preparar as marmitas para o dia seguinte.

Acontece que cientistas comprovam que cozinhar, é sim, um momento terapêutico, onde sua prática envia para o cérebro sensações de prazer e satisfação.

Entenda como essa mágica acontece

Ao cozinhar ficamos mais descontraídos, mais leves e criativos, pois podemos improvisar no modo de preparo, além daquilo que está escrito na receita.

E seguir uma receita é algo que nos deixa inspirados a cada etapa concluída, pois o resultado final é uma excelente razão para nos sentirmos motivados a continuar exercendo esse papel na cozinha.

Não se deve considerar uma terapia no sentindo literal, pois aquilo que é terapêutico é algo que cura. Porém num sentindo lato, seu significado passa a ser: restaurador, ou seja, é algo que define bem o ato de cozinhar.

Razões para cozinhar

Cozinhar é um ato ancestral, as pessoas fazem isso desde os primórdios. Antigamente as pessoas se uniam para caçar e preparar juntos sua comida.

Fisicamente falando, nosso sistema central reage a esse momento, liberando endorfina, que nos dá prazer e proporciona aquela sensação de gratificação.

Então, de maneira resumida, pode-se dizer que algumas sensações são afloradas durante o preparo dos alimentos, como:

  • Intuição
  • Foco
  • Disciplina

E reduz outras, como:

  • Depressão
  • Estresse
  • Ansiedade

Muitos ainda associam cozinhar com terapia, por ter relações positivas em tratamentos de autismo e distúrbios alimentares, além de cozinhar ser uma questão social, onde se reúne milhares de pessoas em um único local, em prol da solidariedade através da comida.

close-up-cooking-cuisine-958545

Maneiras criativas de cozinhar

Existem inúmeras maneiras de se cozinhar, e o mais importante é descobrir qual delas te deixa mais a vontade e libera toda a sua criatividade.

Cozinhar ouvindo música – A música desperta sensações que nos aproximam das outras pessoas. Cozinhar enquanto se escuta uma música preferida, pode te deixar empolgado e criativo, o que aumentam as chances de se criar um prato novo, colorido, detalhado e saboroso.

Cozinhar com os amigos – Dividir a cozinha com pessoas que amamos, é outra deliciosa maneira de se tornar criativo e de viver um momento terapêutico. Praticar a empatia e deixar de lado o individualismo – são exercícios que nos tornam amáveis e sábios. Procure dividir sua cozinha com seus amigos e descubra novos meios de cozinhar aquele peixe que você tanto ama!

Cozinhar para os outros – Você se considera capaz de cozinhar com amor para outras pessoas, além de você? Descubra se consegue! Faça um banquete com tudo o que de melhor possa oferecer! Dessa forma, estará emanando ao mundo positividade e amor. Sem dúvidas, essa é uma maneira criativa e deliciosa de se cozinhar.

E para cozinhar de vários jeitos, com o melhor da Gastronomia, com dicas interessantes e receitas saborosas, nada melhor que ter um amigo como O Freitas!

Acompanhe semanalmente a Cozinha do Freitas e fique por dentro das novidades! E claro, compartilhe com seus amigos!

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s