Tudo sobre pimentas: principais espécies e como utilizá-las

A pimenta é um dos temperos mais encontrados na culinária mundial. De formatos, cores e ardência variados, as pimentas trazem muitos benefícios para a saúde e podem embelezar pratos salgados e doces.

Desde exóticos pratos tailandeses bem picantes até aquela sua amiga que não dispensa uma pimentinha na comida, o condimento é versátil e todos concordam que a pimenta faz diferença se usada na medida certa.

Se você é fã das pimentas ou apenas um simpatizante da gastronomia, conheça um pouco mais sobre alguns tipos delas e a quantidade ideal a partir da picância, que também pode variar bastante.chilies-dish-food-94438

Pimenta-do-reino preta

A mais conhecida da família das pimentas-do-reino, a versão preta não perde seu lugar. Com sabor leve e picância moderada – sem roubar o sabor dos ingredientes, incrementa pratos e é a mais usada no preparo de molhos.

Como a pimenta-do-reino preta ajuda no realce do sabor dos alimentos, a quantidade de sal – que em grandes doses prejudica a saúde, pode ser diminuída nas receitas.

Se moídos na hora, os grãos desse tipo de pimenta exalam mais aroma e tem o sabor preservado. Se preferir, os grãos inteiros podem ser usados em sopas, molhos, conservas ou caldos.

bubbles-chili-dark-533233

Pimenta dedo-de-moça

É uma pimenta versátil, já que é suave e possui ardência leve. É versátil também no uso: pode ser consumida desidratada, em conservas de azeite, crua em pequenos pedaços ou mesmo moída. É um ótimo antioxidante pela presença de vitamina A e C.

O frescor da dedo-de-moça é melhor conservado se, no caso de pratos quentes, for acrescentada no final do cozimento. Na próxima vez em que preparar peixes ou frutos do mar, que tal incorporar esse tipo de pimenta?

Pimenta cumari

A pimenta cumari é outra daquelas caracterizadas por ardência forte. Não é o tipo ideal para acrescentar em receitas ou molhos, já que além da picância, possui um leve amargor no final. Embora há quem utilize a cumari em pratos cotidianos, seu uso é comum no preparo de conservas com uma pequena dose de ardência.

Originária do Brasil, é uma das pimentas menos conhecidas. Além das vitaminas A, B6 e C, a arredondada pimenta cumari carrega minerais como magnésio, ferro e potássio.

Pimenta biquinho

A ardência leve da pimenta biquinho faz com que ela seja bem-vinda em saladas, pratos principais, drinques e até como aperitivo, pelo seu tamanho pequeno – sim, dá para comer pura e sem fazer cara feia. O sabor e aroma são aqueles característicos das pimentas, mas não possui ardência.

Como falamos sobre saladas, uma dica: contraste o sabor de folhas ardidas como agrião ou rúcula com a pimenta biquinho. Preparar molho de pimenta biquinho também é fácil: no liquidificador, bata a pimenta com um pouco de azeite. Adicione cebola dourada também em azeite e bata no liquidificador mais uma vez.

burning-chili-chilli-peppers-70842

Pimenta malagueta

Por carregar o título de mais ardida das pimentas, a malagueta é mais usada no preparo de molhos ou em conserva no vinagre. Mas nada impede que ela apareça em receitas, mas cuidado com a quantidade.

Facilmente encontrada na culinária baiana, a pimenta malagueta possui alta presença de capsaicina, agindo para aliviar congestões nasais, estimular a digestão, aliviar dores e acelerar o metabolismo.

Jalapeño

Muito picante e aromática, a pimenta jalapeño é de origem mexicana mas já é amplamente usada na gastronomia brasileira. É usada principalmente para preparar molhos e carnes, mas há quem incremente saladas com jalapeño fresca.

Sua ardência forte é característica e a coloração varia entre verde e vermelho. Muito consumida acompanhada de azeite e sal, também pode ser usada no preparo do conhecido drinque Bloody Mary, junto de outras pimentas.

A potência nutricional da pimenta jalapeño é alta. Boa fonte de vitamina C, ela auxilia na diminuição do risco de ataque cardíaco.

Agora é só continuar acompanhando nosso site e se ligar nas melhores dicas sobre culinária nacional e internacional!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s