6 festivais gastronômicos brasileiros que você não pode perder

dinner-food-meal-8313.jpg

Olha que incrível essas diconas dos melhores festivais nacionais sobre gastronomia.

A culinária tupiniquim tem se destacado na cena gastronômico mundial. Os reality shows de gastronomia reforçam esse destaque e mostram que, além do feijão tropeiro mineiro, o churrasco gaúcho e a moqueca paraense, os sabores do Brasil são ainda mais diversos.

Basta comparecer a um festival gastronômico para comprovar essa diversidade cultural. São inúmeros pratos, aromas e paladares que atraem visitantes brasileiros e internacionais. Para celebrar as novidades, o país abriga festivais culinários importantes – um dos maiores eventos do mundo, inclusive, acontece aqui.

Prepare a agenda, reserve um lugar para ficar e compre as passagens. Conheça os principais festivais gastronômicos do Brasil.

barbecue-bbq-beef-1105325

Comida di Buteco

Quem diria que o pequeno Comida di Buteco se transformaria em um dos principais festivais gastronômicos brasileiros? A competição entre botecos e restaurantes de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Goiás, Amazonas e Rio de Janeiro ocorre entre abril e maio. O objetivo da disputa é eleger o melhor petisco do Brasil.

Os estabelecimentos se inscrevem, mas o ganhador é sempre o frequentador, que tem a chance de provar pratos típicos feitos por chefs vindos de todo lugar. Que tal se programar para a próxima edição?

Festival Gastronômico de Búzios (RJ)

O evento, que em 2018 chegou à 17ª edição, é um dos principais na agenda do estado do Rio de Janeiro.

Organizado no Centro, Ossos e em Manguinhos, o festival leva estabelecimentos conceituados a montarem mesas pela calçada e oferecerem pratos principais a partir de R$ 22 – o preço médio da edição deste ano, com atrações para toda a família, presença de DJ e a inclusão de pratos vegetarianos e veganos.

beer-dinner-dish-129524

Restaurant Week

Criado em Nova York nos anos de 1990, o Restaurant Week ultrapassou fronteiras e, desde 2007, passou a ter Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Curitiba como participantes.

O objetivo do festival, que dura duas semanas, é fazer com que os pratos típicos de diversos países e cidades sejam acessíveis e conquistem mais paladares por onde passam. O Restaurant Week é um bom incentivo para o turismo e gastronomia das cidades participantes.

Brasil Sabor

Provavelmente você já ouviu falar do Brasil Sabor. Afinal, ele é considerado o maior evento gastronômico do mundo. Os restaurantes participantes são inúmeros e estão divididos por muitos estados brasileiros, pois a ideia do festival é descentralizar o turismo e a gastronomia.

A agenda do Brasil Sabor cria um prato especial por evento, que acontece tradicionalmente no mês de maio. Os preços são promocionais e proporciona um intercâmbio culinário grande. Informe-se, viaje e conheça pratos típicos de vários lugares do país.

barbecue-bbq-close-up-72160

Festival Gastronômico Sabores de Itacaré (BA)

A 5ª edição do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré, na Bahia, ocorreu em julho e contou com cerca de 40 restaurantes. Durante o evento, pratos, petiscos, sobremesas e drinks são preparados com produtos locais e apresentados ao público, que interage com chefs convidados enquanto as receitas são preparadas.

Mas não só de gastronomia vive o festival. São organizadas feiras de agricultura familiar e shows. Além de experimentar pratos que podem ser novidade ao seu paladar, é uma boa oportunidade para conhecer mais a Bahia.

Festival de Gastronomia e Cultura de Carrancas (MG)

Carrancas já é um conhecido destino quando se fala em ecoturismo. Mas o destaque fica também para a gastronomia local. Para celebrar, a cidade mineira recebeu, também em julho, a 8ª edição do Festival de Gastronomia e Cultura de Carrancas.

O evento contou com espaço gourmet, degustação de pratos regionais, shows, oficinas e apresentação do folclore mineiro. Que tal sair um pouco da rota São Paulo x Rio de Janeiro na próxima viagem gastronômica?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s