Temperos secos para carnes: preparo além do sal e pimenta

aroma-aromatic-assorted-678414

Você vai preparar carnes, mas quer fazer diferente? Que tal experimentar dry rub?

Ao preparar carnes, sal e pimenta são os primeiros condimentos a serem lembrados. Os dois ingredientes têm suas funções, mas é essencial abastecer a despensa com temperos diferentes para transformar pratos comuns em novas combinações de aroma e sabor.

Alguns tipos de temperos secos para carnes podem mudar completamente o sabor de uma receita. O dry rub, termo em inglês para o uso de temperos secos feito antes de defumar, grelhar ou assar os cortes, consiste em massagear a carne para que as ervas penetrem e potencializem o sabor original do prato.

São várias combinações possíveis para um bom dry rub. Você é livre para experimentar e elaborar misturas próprias de temperos e ervas secas.

Acrescentar mais temperos na sua cozinha também é uma escolha consciente, já que são substitutos de um dos inimigos número um da saúde, o sal. A saúde e os hipertensos agradecem.

Listamos temperos secos fáceis de combinar e que fazem toda a diferença ao degustar carnes. Confira!

black-pepper-bowl-clove-45844

No preparo de aves

Alho granulado: um dos queridinhos, é ideal para preparar frangos, patos ou codornas, além de combinar bem azeite de oliva.

Cominho: ótimo para temperar frango grelhado, o cominho é um tempero seco de aroma particular e sabor marcante.

Açafrão: com sabor característico e cor alegre, a especiaria é indicada para temperar aves – e até doces.

Se o negócio é carne vermelha

Chimichurri: curinga dos temperos secos para carnes, principalmente a carne bovina, o chimichurri é versátil. Esse mix de especiarias pode ser usado seco em marinadas.

Alecrim: cuidado com a quantidade do alecrim, que tem sabor marcante. Dá um toque especial não apenas para carnes vermelhas, mas também para legumes assados.

Tomilho: pode ser usada para aromatizar e temperar, sem falar das propriedades antiinflamatórias e antibacterianas. Agrada principalmente amantes de toques amargo-picantes.

aroma-aromatic-assortment-531446

Já para carne de porco

Anis estrelado: para não roubar a cena e dominar a receita, a especiaria deve ser combinada com outros temperos. Combina bem com carne suína.

Coentro: profissionais indicam usar com cuidado, assim como o anis estrelado. Dá frescor ao prato.

Sálvia: responsável por levar suavidade e sabor, é ótima para carne de porco.

E para peixes?

O preparo de peixes não exige muito trabalho com temperos. Por isso, são recomendáveis os mais comuns. Dica: lembre-se sempre de temperar o peixe internamente, seja no preparo da peça inteira ou posta.

Manjerona: diretamente de terras mediterrâneas, a manjerona pode ser confundida com orégano, mas o tempero tem sabor bem diferente e traz novo aroma ao seu peixe.

Manjericão: outro coringa, anda de mãos dadas com o azeite de oliva. A especiaria tem sabor acentuado, então cuidado com os excessos.

Orégano: além do uso em sua versão desidratada, é muito bem-vindo nas receitas de molhos para acompanhar a carne de peixe.

aroma-aromatic-bowls-674483

Dicas:

  • Para que o sabor e aroma dos temperos secos usados no preparo de carnes sejam conservados e estejam sempre saborosos, é importante guardá-los em potinhos bem fechados, alocados em locais secos. Nada de deixá-los em pacotes. Temperos secos conservados corretamente podem durar por meses.
  • Noz-moscada e pimenta-do-reino têm seguidores fiéis. Se é o seu caso, opte por ralar as especiarias na hora para que fiquem mais saborosas.
  • Picadinhos de carne vão bem com hortelã, salsa e pimenta calabresa.
  • Evite carnes fritas. Mas caso o faça vez ou outra, experimente acrescentar salsa e noz-moscada.

Continue com A Cozinha do Freitas e confira outras dicas fantásticas como essas!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s